quinta-feira, 19 de abril de 2012

Um dia de russos na polícia federal


Em uma manhã de muito calor em Fortaleza, dois sticks russos de São Petersburgo estão submetidos à burocracia brasileira para solicitação de visto permanente. Essa é exatamente a situação em que ocorre a cena abaixo.



Embora não exista uma grande fila na Polícia Federal para realização de tal procedimento, os desencontros de informações, a lista de documentos e os caprichos que envolvem tal processo deixam qualquer um nervoso. 

Mas, como estamos falando de sticks russos de São Petersburgo, a fala da cena acima não é um comentário sobre a situação chata e de ansiedade em que eles estão submetidos. Isso mesmo, a fala acima é uma proposta de desafio matemático que, obviamente, foi imediatamente aceita pelo outro stick. O problema proposto foi o seguinte:

Problema. Dados n pontos no plano euclidiano, suponha  que cada reta por dois desses pontos, necessariamente, contém um terceiro ponto do conjunto dado. Mostre que todos os pontos do conjunto dado estão sobre uma mesma reta.

Na próxima postagem, trarei uma solução do problema acima.


Créditos: problema comunicado pelo Professor Lev Birbrair da UFC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É possível comentar utilizando a linguagem LaTeX! Vale a pena lembrar que as expressões matemáticas no LaTex devem ser escritas entre cifrões. Por exemplo, para obter $f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R}$, você deve escrever f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R} entre cifrões.