Flamenguinho (Azul e Amarelo) Peñarol (Vermelho e Branco)
Camisa 1 - Umberto Camisa 0 - Zeromildo
Camisa 2- Doisberto Camisa 1 - Umildo
... ...
Camisa N - Nberto Camisa N - Nmildo
... ...
Imediatamente após a apresentação dos atletas da equipe do Peñarol, o nobre representante da equipe do Flamenguinho protestou alegando que estaria com um jogador a menos, pois o Flamenguinho escalou jogadores com as camisas 1,2,...,n,... e o Penãrol escalou jogadores com tais camisas e, além disso, escalou um jogador com a camisa 0.
É isso, na cena do início da postagem temos o nobre flamenguista bravo por entender que iniciaria a partida com um jogador a menos enquanto o representante do Peñarol estava confuso pois para ele infinito é infinito... Sabe-se lá o que passava na cabeça dele!
Até que um velho e sábio stick resolveu interferir na discussão e sugeriu que o Flamenguinho utilizasse o seu uniforme reserva, o qual contém as camisas 0,1,2,...,n,... , e reescalasse a equipe da seguinte forma
Nova escalação do Flamenguinho
Camisa 0 - Umberto
Camisa 1 - Doisberto
Camisa 2 - Trêsberto
...
Camisa n - (n+1)berto
...
Acima, temos os mesmos jogadores inicialmente escalados no Flamenguinho, porém, agora com as camisas 0,1,2,...n,... assim como o Peñarol!
Depois da solução apresentada pelo velho e sábio stick, não temos mais um stick bravo e outro confuso, agora temos dois sticks confusos
Segue uma explicação para razoável sugestão apresentada pelo velho e sábio stick.
Para decidirmos se dois conjuntos (finitos) A e B têm a mesma quantidade de elementos fazemos um emparelhamento entre os elementos de A e B. Por exemplo, se A representa o conjunto de cadeiras em uma sala de aula e B representa o conjunto de alunos nessa sala de aula. Pedimos para que cada aluno sente-se sozinho em uma cadeira (emparelhamos). Se alguns alunos ficarem sem cadeiras, então B tem mais elementos do que A. Se algumas cadeiras ficarem vazias, concluiremos que A tem mais elementos do que B. E, finalmente, se em cada cadeira tivermos um único aluno, concluiremos que A e B possuem a mesma quantidade de elementos. Essa última situação, isto é, quando cada aluno está sentado em uma única cadeira e não sobra cadeira, corresponde ao fato matemático que existe uma bijeção entre os conjuntos A e B.
O que observamos na solução do problema de escalação dos times acima é que existe uma bijeção entre os conjuntos
{1,2,...,n...} e {0,1,2,...,n,...}. Portanto, utilizando a ideia de emparelhamento (ou bijeção) para estabelecer uma noção de que pares de conjuntos infinitos possuem a mesma quantidade de elementos, concluímos que o Flamenguinho e o Peñarol possuem a mesma quantidade de atletas escalados.
Um conceito matemático
Um conceito matemático
Quando um conjunto infinito X está em bijeção com o conjunto dos números naturais {1,2,...,n,...} significa que podemos escrever o conjunto X da seguinte forma
nesse caso, dizemos que o conjunto infinito X é enumerável.
Com um pouco de criatividade, é possível mostrar que existe bijeção entre os conjuntos {...,-2,-1,0,1,2,...} e {1,2,...,n,...}., ou seja, o conjunto dos números inteiros é um exemplo de conjunto infinito enumerável.
Dois fatos relevantes :
- O conjunto dos números racionais é enumerável
- O conjunto dos números reais não é enumerável. Lembre-se disso, NÃO é possível escrever o conjunto dos números reais da seguinte forma
Abaixo, segue um vídeo muito interessante (e informal) sobre conjuntos infinitos enumeráveis e algumas propriedades.